O dia-à-dia reflete tendências que definem a moda e traduzem com o toque do cofeccionador e de quem a porta, observada como manifestação da cultura. O advento da globalização, web e softwares, principalmente, vizam agilizar as etapas de um produto desde sua criação até as mãos do consumidor, tendem a hibridizar a moda e torná-la à cada dia mais obsoleta em termos de produto no mercado.
A moda de ontém se traduzia por um espaço mais longo marcado de diminutas diferenciações de estilos, não tão alarmantes, cujas diferenciações de perídos anteriores, inspiradas em altas camadas sociais, principalmente, apareciam de forma lenta atingindo camadas da sociedade aos poucos, mas hoje o processo é extremamente rápido que se nos basearmos que a tendência se forma tão lentamente estaríamos excluindo o conceito de globalização que é real e que atinge hoje a várias camadas de uma sociedade.
A moda de hoje traduz conceitos mutantes e indefinidos, reflete a sociedade comtemporânea e se hibridiza cada vez mais, à cada dia, em seu produto, enfim, torna-se um grande mix cultural para satifazer a urgência de mercado internacional: A moda local globaliza-se e sobrevive; eis o mix.
Como resultado de todo este processo temos hoje uma moda que não simplemente cria mas pensa para criar, no social-global, no meio ambiente, no planeta.